Resson Ncia Cordas Vibrantes

1589 palavras 7 páginas
Curso de engenharia -laboratório

Ressonância – Cordas Vibrantes

Nome: RA: Turma:
Nome: RA: Turma:
Nome: RA: Turma:
Nome: RA: turma:
Nome: RA: Turma: Nome: RA: Turma:

Complementos de Física, Prof.

Resumo: Os experimentos realizados tratam do estudo do comportamento das ondas estacionárias em uma corda aoserem excitadas por uma frequência externa. A partir de mudanças em algumas características dessa corda, como variações de seu comprimento, tensão a que estão submetidas e a densidade da corda, pôde-se determinar a equação que relaciona essas grandezas com frequência de ressonância e o número de ventres formados.

Introdução Nesse experimento vamos estudar o fenômeno em um sistema de uma corda fixa em ambas as extremidades. Para produzir ondas estacionárias na corda, a única condição a ser obedecida é de que as extremidades da corda sejam nodos. Pode haver qualquer número de nodos entre as extremidades, ou mesmo nenhum nodo, de modo que o comprimento de onda (λ) das ondas estacionárias pode assumir uma infinidade de valores diferentes. A distância entre dois nodos consecutivos é λ/2, de modo que, numa cordade comprimento L, o número (n) de meios comprimentos de onda é um número inteiro. Se a corda for posta em vibração e abandonada a si mesma, por exemplo, uma corda de violão ao ser dedilhado, as oscilações gradualmente se extinguirão. O movimento é amortecido pela dissipação de energia nos apoios nas extremidades e pela resistência do ar. Pode-se, entretanto, compensar as perdas e manter o movimento aplicando-se uma força periódica ao sistema.
Sempre que um sistema capaz de oscilar for solicitado por uma série de impulsos periódicos de frequência igual ou quase igual a uma das frequências naturais de oscilação do sistema, este vibra com amplitude relativamente grande. Este fenômeno constitui a ressonância e diz-se que o sistema está em ressonância com os impulsos aplicados.
A frequência é

Relacionados