Relatorio 3 Viscosidade
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Prática 3:
Determinação do coeficiente de viscosidade
Aluno (a): Andrezza Geovanna
Disciplina: Laboratório de Físico-Química I
Professor: Luciano Costa Almeida
Recife, 04 de junho de 2014.
1. INTRODUÇÃO
Viscosidade é a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjascente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de fluir. Assim, um líquido como o melado, que resiste grandemente ao movimento, possui elevada viscosidade, ao contrário da água, na qual a viscosidade é muito menor, o que torna menor a sua resistência ao movimento. Em outras palavras, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento. É a propriedade principal de um lubrificante, pois está diretamente relacionada com a capacidade de suportar cargas. Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada. A viscosidade é a consequência do atrito interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento, daí a sua grande influência na perda de potência e na intensidade de calor produzido nos mancais.
O viscosímetro de Ostwald permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substância padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo na vazão do fluido de viscosidade conhecida, geralmente água, e o de um fluído de viscosidade desconhecida.
O viscosímetro de Hoppler determina a viscosidade relativa de líquidos mais viscosos como glicerina, óleos, etc., usando a equação a seguir.
Onde ds é a densidade da esfera, d1 é a densidade relativa do líquido conhecido, d2 é a densidade do líquido desconhecido e t1 e t2 são os tempos de queda da esfera no liquido