APOSTILA DE GRANULOMETRIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE
DISCIPLINA: CONTROLE DE QUALIDADE DA INDÚSTRIA QUÍMICA 1
GRANULOMETRIA DE AGREGADO MIÚDO
Profa Silvana Calado
Técnico: Romário Costa
RECIFE, 2014
GRANULOMETRIA DE AGREGADO MIÚDO
1- AMOSTRA
Areia seca ( aprox. 1,2 kg )
2- MATERIAL UTILIZADO
Mesa; Pá; Recipientes plásticos; Agitador de peneiras (Tamizador); Peneiras; Fundo de peneiras; Tampa de peneiras; Balança semi-analítica e Escovas.
3- AMOSTRAGEM
3.1- POR QUARTEAMENTO MANUAL
3.2- POR AMOSTRADOR
3.1- POR QUARTEAMENTO MANUAL
3.1.1- Espalhar a areia em um jornal, de modo que fique com aproximadamente 1cm de altura ( para que seque rápido ).
3.1.2- Procedimento para a homogeneização : juntar a areia com a pá, fazendo um cone; achatar o cone com a pá e logo após refazê-lo ( levando com a pá as partes opostas ao centro do monte para que se tenha uma melhor eficiência na mistura. Repetir a operação pelo menos 5 vezes ); achatar o cone e dividi-lo em 4 partes aproximadamente iguais ( fazendo uma cruz no seu eixo); juntar a parte superior esquerda com a parte inferior direita e a inferior esquerda com a superior direita, formando assim, dois montes. Repetir o procedimento ( de mistura, divisão e separação ) nos dois montes obtidos para se obter, em fim, 4 pequenos montes de no mínimo 250g.
3.1.3- Reservar dois montes para a contra-prova e pesar para ensaio, aproximadamente 500g da amostra obtida dos outros dois montes.
3.2- POR AMOSTRADOR
3.2.1- Proceder de acordo com o item 3.1.1 do método anterior.
3.2.2- Homogeneizar de acordo com a técnica do item 3.1.2 repetindo a operação de mistura pelo menos 10 vezes para se ter uma amostragem representativa. Não precisa dividir em 4 partes. 3.2.3- Apanhar a amostra com a pá e colocá-la no AMOSTRADOR obtendo-se assim, duas porções.
3.2.4- Reservar uma porção para contra-prova e ensaiar