Mecânica dos Solos
introdução
O engenheiro austríaco Karl Terzaghi (1883-1963), definiu a Mecânica dos solos como sendo a ciência que estuda o comportamento do solo sob o aspecto da engenharia civil. O solo provém da desintegração e decomposição das rochas, mediante a ação dos intemperismos físico e químico. A necessidade do conhecimento das suas propriedades vai além do aproveitamento como material de construção, pois, exerce um papel especial nas obras de engenharia, uma vez que cabe a ele absorver as cargas aplicadas na sua superfície. Por isso, requer que o comportamento do solo seja devidamente considerado e analisado. A medida do tamanho das partículas constituintes de um solo é feita por meio da granulometria. Neste processo utilizado determina-se a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou peneiramento e sedimentação, se necessário.
Uma ligação interessante que ajuda a entender a importância da análise do solo, segundo Dickran Berberian, engenheiro, professor da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da empresa Infrasolo e citado por GUERRA, D; O solo com atenção na construção civil: o chão exige muito cuidado; “As chamadas sondagens de terreno estão hoje para a engenharia na mesma proporção que os exames clínicos preliminares apresentam-se para a medicina. Da mesma forma que um médico não opera o paciente sem examiná-lo, não deve haver obra sem estudo do solo”, compara.
Material e Métodos
A amostra de solo foi retirada do sitio “Serra Negra” situado no município de Patrocínio, região do alto Paranaíba, Minas Gerais, cidade vizinha do município de Patos de