teste de granulometria
CAMPUS DE URUAÇU
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROFESSOUAR: EDUARDO CAMPOS
GRANULOMETRIA DA AREIA
ACADÊMICO:
Júlio César da Silva Dias
Renato Rocha
Uruaçu, GO
11 de Dezembro de 2013
OBJETIVO
Verificar a quantidade de água presente na amostra de areia colhida e identificar o tipo de solo predominante na mesma, além de determinar o grau de “finura”, ou seja, o Grau Granulométrico de tal solo.
INTRODUÇÃO
O solo é geralmente composto por três partes: partículas sólidas, água e ar. O peso do ar presente em uma pequena amostra de solo possui um peso relativamente pequeno se comparado ao peso da parte de água e partículas sólidas, podendo ser desprezado. Já a porcentagem de água comporta uma quantidade significativa para o peso total do solo, assim é importante tomar conhecimento desse valor.
O teor de umidade do solo é a razão entre a massa da água contida em certo volume de solo e a massa da parte sólida existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem. Também pode ser calculada pela razão entre pesos. É interessante observar esse abatimento, pois o solo úmido demais pode, por exemplo, interferir na resistência do concreto em questão.
Após a análise do teor de umidade finalizada podemos comparar a porcentagem de água na amostra inicial e a massa de partículas. É perceptível no solo a parte particularizada, enquanto a parte úmida é pouco ou quase nada perceptível. A verificação da análise da parte sólida é feita através do teste de granulometria.
O teste granulométrico consiste na vibração das partículas sólidas em um sistema de peneiras e um vibrador eletromagnético a fim de identificar a maior porcentagem na amostra de um tipo específico de solo. Após a vibração o solo será nomeado segundo a maior porcentagem de solo na peneira. Dessa forma um solo pode ser composto de dois ou vários tipos de solos, contudo