Relatorio 3 Neutralização
Foi pedido aos alunos que neutralizassem um solução simples de NaOH (Soda Cáustica) a 0,1 M; com o Ácido Clorídrico (HCl) a 0,1M. Sendo NaOH uma base e o HCl um ácido a mistura dos dois deve resultar em um Sal + Água. O objetivo do experimento é obter a força da base e o volume necessário de ácido clorídrico para neutralizar 20 ml de solução 0,1M de NaOH.
Desenvolvimento
Para o preparo da solução de NaOH a 0,1M, foi necessário uma bécher, uma balança analítica, água destilada, bastão de vidro e balão volumétrico. Para termos uma solução de 0,1M de NaOH foi necessário utilizar a fórmula de molaridade abaixo descrita, para calcular a massa de NaOH necessária para 100 ml, que era o volume do balão volumétrico: Molaridade = Massa de soluto pesada (g) Mol de NaOH (g) x Volume do balão (l) Como foi utilizado um balão volumétrico de 100 Ml, e sendo Mol de Na = 23, de H= 1 e de Carbono igual a 16, obtemos NaOH com número de mols igual a 40. Substituindo molaridade por 0,1; Mol de NaOH por 40 e Volume do Balão por 0,1 l. Identificamos que 0,4 g é a quantidade necessária de soluto para obtermos molaridade igual a 0,1.
Após pesar em uma balança analítica o NaOH dentro de um bécher e obter 0,4 g; dissolver a soda cáustica em pouca água destilada dentro do bécher e depois de totalmente dissolvida adicionar ao balão volumétrico o conteúdo, nota-se que é importante lavar o bécher com água destilado deixando a água de lavagem ir para o balão. Completar o balão volumétrico até a marca de 100 ml.
Utilizamos uma pera conectada a uma pipeta para separar 20 ml de solução em um erlenmeyer. Para a neutralização foi necessário utilizar uma bureta acoplada a um suporte com garras para uma medida mais exata de ácido necessário para a neutralização; adicionar até a marca final da bureta ácido clorídrico a 0,1M.
Depois de adicionado o ácido a bureta, utilizamos 30 ml de água destilada na solução de NaOh e só então três gostas de