RELATORIO 2
Paulo Roberto Sousa Mendes - 725629
Rafael Cassio Z dos Santos – 725618
Victor Augusto da Motta Alves – 725606
Vinicius Torres
Disciplina: Química Geral e Experimental I
Engenharia Ciclo Básico
Turma: 1° B
Experimento n° 02
Data da realização do experimento: 19/03/2013
Responsável: Profª. Roberta Monteiro de Mello
Resumo:
No Experimento desta aula tivemos como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina. Para conseguirmos isso pegamos 31 ml de gasolina em uma proveta e em outra pegamos 26 ml de água. Utilizando um funil despejamos os dois líquidos em um funil de separação, e foi observado que a água ficou na parte de baixa e a gasolina na parte de cima do funil de separação, mesmo a quantidade de gasolina sendo maior, isso porque a densidade da água é maior, e neste aspecto a massa não importa. Para mistura-las fechamos o funil de separação e o chacoalhamos 5 vezes, então abrimos para sair a pressão e chacoalhamos novamente, isso foi repetido 3 vezes e então deixado de repouso por 5 minutos. Após passado esse tempo adicionamos NaCl na mistura para deixa-la mais rápida, chacoalhamos novamente e deixamos em repouso por mais 5 minutos. Ao final deste tempo separamos a mistura e obtivemos uma quantidade menor de gasolina e uma maior de água, pois separamos o álcool da gasolina e ele se misturou a água, tendo ao final do experimento, 34 ml de água + etanol, e 22 ml de gasolina.
Introdução
Neste experimento retiramos o álcool da gasolina, duas coisas que podemos adquirir do petróleo, através da sua destilação.
Destilação do petróleo
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como,