RELATORIO 1
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RELATÓRIO:
MEDIDAS DE PRECISÃO E EXATIDÃO
TERESINA-PI
2014
AUTORES
CIRILO FORMIGA
LUCAS GOMES
LUNA XIMENES
MARIANNA MIRANDA
YOLANDA MARIA
RELATÓRIO:
MEDIDAS DE PRECISÃO E EXATIDÃO
TERESINA-PI
2014
SUMÁRIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. MATERIAIS E METODOLOGIA
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
1 RESUMO Este experimento verificou a precisão de algumas vidrarias no laboratório de química e no final podemos observar que os instrumentos volumétricos são mais precisos que os graduados, assim como também podemos concluir a diferença entre precisão e exatidão.
2. INTRODUÇÃO
Em laboratórios e indústrias químicas, as medições são muito importantes, e um erro pode fazer com que anos de pesquisa sejam jogados fora. Assim, é essencial que as medidas coletadas e os aparelhos utilizados sejam precisos e exatos. A precisão e a exatidão podem até parecer ser a mesma coisa e muitas vezes são citadas de modo errado. Mas, em análises químicas, esse erro não pode acontecer. Por isso, entenda agora a diferença entre esses dois termos:
Precisão: A precisão refere-se com quão próximos estão os resultados uns dos outros. Um técnico repete várias vezes determinadas medidas para ter certeza dos resultados. Assim, quando os resultados obtidos estão bem próximos uns dos outros, dizemos que estão precisos. Por exemplo, digamos que foram feitas várias medições da massa de uma amostra em uma balança, e os resultados obtidos foram 100 g, 102 g e 99g. Isso significa que essa balança está bem precisa. Entretanto, não quer dizer que ela esteja exata. Veja por que não:
Exatidão: Refere-se a quão próximo do valor real estão as medidas realizadas. Por exemplo, se o técnico que usou a balança no exemplo anterior tivesse, por descuido, deixado cair um resíduo