RELATORIO 1
Licenciatura em Ciências Biológicas – 7ª Fase
Complementos de Química Geral e Orgânica
Prática nº 01: Pesagem, medidas de temperatura e manuseio com recipientes volumétricos
Acadêmicos:
Ederson Biazin
Elizandra Apª G. Engels
Gean Jr. Da Silva Poliane Talita Tonial
Realeza PR, 16 de março de 2015.
1. INTRODUÇÃO Para trabalhar com líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béquer. Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de pesagem, medidas de temperatura e manuseio com recipientes volumétricos. O volume de um corpo é a extensão que ele ocupa no espaço.
A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3). Nos laboratórios a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L). A quantidade de matéria que existe num corpo é definida como massa. Ela é determinada pela comparação da massa desconhecida com outra massa conhecida: o padrão. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma. Para medir a massa de um objeto, usa-se a balança. A temperatura é a relação da capacidade que um corpo tem de transmitir ou receber calor, o termômetro é o aparelho usado para determinar os valores de temperatura. A escala de graduação mais usada é a escala Celsius.
2. OBJETIVOS O objetivo é pesar, dosar e medir temperatura para tornar possível a utilização de instrumentos de laboratório e executar experimentos sem o auxilio de professor ou técnico.
3. MATERIAIS E METODOS Foram realizados três experimentos, o primeiro era relacionado a medida de massa física, neste experimento foram nos dado três objetos, uma rolha de borracha, um cadinho de porcelana e uma rolha de vidro, primeiramente foi utilizado cada um dos objetos e definido a massa estimada de cada um dos objetos, identificando aquele que poderia ter a menor e o que teria a maior massa. Definiu-se que a tampa de