Relatorio 1 fenolfitaleína
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
ESTUDO CINÉTICO DA DESCOLORAÇÃO DA FENOLFTALEÍNA EM MEIO BÁSICO
SÃO LUÍS-MA
2015
CAROLYNNE DE OLIVERA CARDOSO 2012042876
ESTUDO CINÉTICO DA DESCOLORAÇÃO DA FENOLFTALEÍNA EM MEIO BÁSICO
Prof: Edmar Pereira Marques
SÃO LUÍS-MA
2015
1. OBJETIVO
Aplicar a técnica espectrofotometria de absorção para determinar a equação da velocidade para a descoloração da fenolftaleína em meio básico.
2. INTRODUÇÃO
A fenolftaleína é um indicador universal de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, mas solúvel em álcool etílico e/ou etanol. Mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8, se a concentração do indicador for particularmente forte, pode assumir uma cor carmim ou fúcsia.Em soluções fortemente básicas, a coloração rosa da fenolftaleína submete-se a reação lentamente no desvanecimento e torna-se incolor novamente.
A reação de descoloração da fenolftaleína em meio básico é representada pela reação: P2- + OH- → POH3-
Dado que estamos em presença de uma reação rápida, pretende-se determinar a lei cinética da reação de descoloração da fenolftaleína em meio básico em função das concentrações e P2- e OH-, V=K[P2-]a.[OH-]b
Por espectroscopia de ultravioleta/visível, seguindo o desaparecimento da coloração de P2- através da medição da absorbância ao comprimento de onda de 550 nm (A550nm).
Uma vez que na experiência se utilizam soluções fortemente alcalinas e vestígios de fenolftaleína, a [OH] é muito superior à da fenolftaleína (>104), em todas as