Quimica experimental-metodologias PADRONIZAÇÃO DE NaOH
PREPARO DE SOLUÇÕES DE HCl e NaOH
Objetivo:
Aprender método de preparo de soluções, bem como os cálculos necessário para o mesmo, tendo como resultado o preparo de uma solução padrão.
Materiais Utilizados:
- Balança de precisão
- Espátula
- Béquer de 250 mL
- Pisseta
- Bastão de vidro
- Funil
- Balão volumétrico de 250 mL
- Frasco
- Conta-gotas
- Bureta graduada de 100 mL
Reagentes necessários:
- Água destilada
- Hidróxido de Sódio
- Ácido Clorídrico
Procedimento experimental:
Solução 1: Foi inicialmente verificado a pureza (% m/m) da base no rótulo do frasco que contém o hidróxido de sódio. Tendo essa informação, foi calculado a quatidade de matéria necessária para preparar 250,00 mL de solução 0,100 mol/L. Foi pesado, na balança de precisão, a massa de 1,040g de NaOH, devidamente condicionado dentro de um béquer de 50 mL e posteriormente transferido para outro béquer de 250 mL de forma quantitativa. Foi adicionado cerca de 100 mL de água destilada para dissolver o NaOH com o auxílio de um bastão de vidro. Com o auxílio do funil, a mistura foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 250,00 mL. Após completado o volume da solução com água destilada, tampou-se e agitou-se para a completa homogeneização. A solução, após homogeneizada, foi transferida para um recipiente de armazenagem, tendo sido feito antes a ambientação do mesmo, e devidamente etiquetada contendo informações como solução preparada, data de preparo e a equipe que realizou o mesmo.
Solução 2: Foi inicialmente verificado a densidade e a percentagem (m/m) da solução concentrada de ácido clorídrico. Tendo essa informação, foi calculado a quantidade de matéria necessária para preparar 250,00 mL de solução 0,100 mol/L e o volume da solução concentrada que contém essa massa. Foi transferido para um béquer de 50 mL, já contendo uma pequena quantidade de água destilada, o volume de 2,1 mL de ácido acético. Posteriormente, com o auxílio de um funil e