RELATORIO 01
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
FÍSICA EXPERIMENTAL I
ES3N
Experiência 1: Constante Elástica de Molas
Realizado em 13 de março de 2015
Professor:
Thiago P. Bertelli
Allan Barcelos
Bruna Corrêa
Leonardo Targa Miranda Chaves
Lorena Trarbach Gomes
Rafael Valiate Barreto
Vila Velha (ES), 20 de março de 2015.
1. Objetivo
O objetivo deste experimento foi determinar as constantes elásticas de molas helicoidais através da Lei de Hook e do Movimento Harmônico Simples, e determinar as constantes elásticas das associações de molas em série e paralelo.
2. Problemas Físicos
Nesse experimento determinaram-se as constantes elásticas de molas helicoidais e em associação de molas em paralelo, através da distensão da mola em função da força exercida sobre ela, e a constante da mola foi medida a partir da força exercida pela mola em função de sua distensão. Com essa experiência verificou-se experimentalmente a Lei de Hook e a constante elástica.
Para a determinação da constante elástica pela Lei de Hook, foi elaborado um sistema mola-suporte. Com o suporte ainda sem massa, mediu-se a posição da ponteira anotando seu valor. Em seguida, foram adicionados os discos ao suporte, e anotado a posição da ponteira na escala milimetrica.
Para a determinação da constante elástica em associação em paralelo, foi realizado um procedimento similar ao anterior com o auxílio do extensor. Os deslocamentos com os discos foram anotados e a constante elástica foi deteminada em função do deslocamento e da forca exercida pela mola.
Para esse experimento, foi necessário medir os peso dos discos (Newton), deslocamento “x” (em milimetros) e a constante elástica (N/mm).
Figura 1: (a) Mola sem ação de força externa. x0 corresponde ao seu comprimento natural.
(b) Mola sob ação de um corpo de peso P=mg, o qual deforma a mola de um valor ∆x = x – x0.
3. Desenvolvimento Teórico
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para