RELAT RIO 01
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Isis Junqueira
Mariana Dias
Mariela Cardoso
Noelle Santos
Rafael Stanziola
ENERGIA HÍDRICA E MEIO AMBIENTE
ICT 25 – Energia e Meio Ambiente
Prof. Paulo Henrique B. J. Menezes
Poços de Caldas
12 de outubro de 2014
1.
INTRODUÇÃO
No setor energético, muitas formas de se obter energia estão sendo desenvolvidas.
Porém, Energia Hídrica tem um grande destaque principalmente em países que tem grande potencial hídrico. Esse tipo de obtenção de energia tem suas vantagens e desvantagens e tem total envolvimento com o meio ambiente.
2.
JUSTIFICATIVA
Com todos os fatores positivos e negativos da Energia Hídrica, estudá-los é uma forma de entender melhor seu método de funcionamento e sua eficiência energética e econômica. 3.
3.1
DESENVOLVIMENTO
Conceito
Energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água, que geralmente se manifesta na natureza na forma de fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d’água, que é convertida na forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.
As turbinas por sua vez, podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor ou de um gerador elétrico, com finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua no tempo, por isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, deve haver um suprimento, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada.
Um rio não é percorrido pela mesma quantidade de água durante o ano inteiro. Em uma estação chuvosa, é claro, a quantidade de água aumenta. Para aproveitar ao máximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar-se a sua vazão, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potência instalada. Assim,