Relatoria de química ( cinética)
Engenharia da Computação, Produção, Controle e Automação, Primeiro Semestre, Disciplina: Química Aplicada
Resumo: A cinética química estuda a velocidade com que uma reação se processa e como fatores como concentração dos compostos, temperatura ou a presença de catalisadores influenciam nessa velocidade. No experimento, a mesma reação foi realizada três vezes variando-se apenas as concentrações do reagente de modo a evidenciar, através da álgebra (equação) e da geometria (gráfico), a importância dessa grandeza.
Palavras-chave: Cinética; Velocidade de reação, Concentração.
1. Introdução
A cinética química estuda a velocidade com a qual uma reação se processa, além da relação que outros fatores exercem sobre a equação e seu rendimento. Seja qual for a transformação estudada os compostos ditos reagentes serão consumidos e transformados em outros, chamados produtos. Desse modo, fica perceptível que a quantidade dos reagentes diminui ao passo que a dos produtos aumenta, sendo essa variação (|∆Q|) o principal parâmetro para calcular a velocidade da reação.
Vm = |∆Q|/∆t (1)
Em que Vm é a velocidade média. Quando o intervalo de tempo (∆t) tender a zero, a derivada da função equivale a velocidade instantânea, cuja fórmula é: v = k [A]m[B]n k é uma constante que depende da temperatura, outro fator decisivo na velocidade da reação uma vez que, a nível atômico, ela depende da colisão entre as partículas. M e n são valores experimentais (que podem coincidir com os coeficientes estequiométricos de A e B) cuja soma informa a ordem da reação. No presente experimento foi estudada a reação de obtenção do enxofre coloidal S (s):
S2O32- (aq) + 2H+ (aq) → H2S2O3 (aq)
H2S2O3 (aq) → H2O (l) + SO2 (aq) + S (s)
2. Experimento
Em três tubos de ensaio foram colocados os seguintes volumes de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) com concentração de 0,1 Mol/L e água.
|Tubo |Volume (mL)