petroleo e gas
PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA. ANTECEDENTES HISTÓRICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. USPTREAM, MIDSTREAM E DOWNSTREAM
Breve histórico nacional e internacional do petróleo, gás e energia.
Ao analisar o Direito do Petróleo, Gás e Energia, é de suma importância que conheçamos os indícios históricos da disciplina.
1º MOMENTO
A/C: há quem diga que já era utilizado há cinco mil anos antes de Cristo para embalsamar os mortos e construir pirâmides, outros, no entanto, citam que em três mil antes de Cristo era utilizado na península arábica na construção de estradas e pavimentação, e, além disso era usado em terras colombianas com propriedades curativas em pomadas e medicamentos.
Quando se analisa os indícios históricos da origem do petróleo, a doutrina sobre também cita sua extração na China, no qual a perfuração no sal as vezes acarretava incidentalmente, a descoberta do petróleo.
O petróleo é conhecido também como óleo de Sêneca pelos antigos astecas e índios americanos, mas tal óleo de pedra, passou a se denominar internacionalmente de “petroleum”.
Em sua utilização mais primitiva, era usado para substituir o óleo de baleia na iluminação das cidades e grandes centros.
2º MOMENTO
Samuel Kier: Até que em meados de 1840, Samuel Kier retirou uma fração de petróleo e passou a comercializar na Pensilvânia por meio de um processo de refino.
3º MOMENTO
Abraham Gesner: outro grande nome é Abraham Gesner, um geólogo canadense, que obteve querosene refinado por meio de uma substancia asfáltica. Sendo posteriormente fundador da Querosene Gaslight, ampliando a utilização do querosene como combustível para iluminação pública, substituindo-se na época o uso do óleo de baleia.
4º MOMENTO
James Young: Em 1850, James Young, um químico escocês ao refinar o petróleo produziu o xisto e o carvão betuminoso.
5º MOMENTO
George Bissell: A historio do petróleo é também marcada pela contribuição de George Bissell, professor e advogado, ao fazer uma visita a sua