Resumo Ásia Central
Cazaquistao:
A população do Cazaquistãoconcentra se onde ficam as terras mais férteis e as cidades industrializadas. A economia, se recuperou através de investimentos externos na exploração de petróleo. Além das grandes reservas de petroleo o Cazaquistão tem reservas de urânio, país vive com alta classe de pobreza e de desemprego.
Uzbequistão:
O país também possui reservas de petróleo e gás natural, A população “mulçumana”, sofre com alguns problemas de ordem socioeconômica. O desemprego atinge a grande maioria da população, ( A subnutrição atinge 14% dos habitantes e a taxa de mortalidade infantil é de 47 a cada 1000 nascidos.
Turcoministão:
As atividades agrícolas empregam a maioria da população nacional, com destaque para o cultivo de algodão, soja, trigo e frutas, a principal fonte de receitas é a exploração das grandes reservas de petroleo e de gás natural. O Turcomenistão possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,669. Apenas 0,5% dos habitantes com idade superior a 15 anos são analfabetos, porém, a taxa de mortalidade infantil é alta: 49 para cada mil nascidos vivos.
Tajiquistão:
A economia é a menos desenvolvida da CEI, foi extremamente prejudicada pela guerra civil, pouca disponibilidade de terras para a realização da agricultura, a maioria da população trabalha com atividades rurais. Um dos elementos de grande importância é a riqueza mineral do solo. O Tadjiquistão possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,580. Os habitantes são afetados por diversos problemas socioeconômicos, mais da metade vive abaixo da linha de pobreza a taxa de mortalidade infantil é de 59 para cada mil nascidos.
Quirguistao:
O país passou a realizar relações econômicas com os Estados Unidos. O Quirguistão é disputado pela Rússia e pelos Estados Unidos. A economia baseia-se nas atividades agrícolas. O setor da economia emprega mais da metade da força de trabalho do país. O setor industrial é pouco desenvolvido, O