relatoria de aula pratica
Determinação de Proteína Bruta através do Método de Kjeldahl. A determinação é muito importante para fazer a caracterização nutricional e determinar a atividade biológica (unidades de atividade enzimática/g de proteína). O método de Kjeldahl foi desenvolvido por Johann Kjeldahl em 1883, e consiste em um método de determinação indireta, pois não determina a quantidade de proteína e sim o nitrogênio orgânico total. O teor de proteína bruta de um alimento é obtido pela multiplicação do teor de N por 6,25 que é a quantidade de nitrogênio que existe na maioria das proteína. Isso equivale a 16% de 100g. Esse processo inclui três etapas que são: Digestão, a destilação e a titulação.
Material utilizado.
1- Tubos de digestão Kjeldahl
2- Conjunto de digestão
3- Destilador de nitrogênio
4- Balança analítica
5- Bureta
Reagentes utilizados.
1- Acido sulfúrico (H2SO4 96-98%)
2- Hidroxido de sódio (NaOH 1:2)
3- Solução de acido bórico (H3BO3) a 2% mais indicadores (vermelho de metila e verde de bromocresol a 0,1%
4- Acido clorídrico 0,02 N
5- Catalizador: sulfato de potássio e sulfato de cúprico.
Na digestão, pesou-se 0,129 gramas de leite em pó e colocou-se num tubo digestor adicionando de 1 a 2 g de catalisador (sulfato de potássio), logo em seguida se adicionou entre 4 e 5 ml de acido sulfúrico levando o mesmo ao estufa para que fosse aquecido ate 400 °c fazendo com que a amostra de leite em pó fosse completamente digerida, produzindo um liquido de coloração verde claro. Como esse processo demora algum tempo, o pessoal responsável pelo laboratório já tinha deixado algumas amostras digeridas.
Destilação: ligou-se o aparelho verificando-se a voltagem da rede elétrica logo em seguida abriu-se a torneira de água para circulação no condensador, verificou-se o nível de água no balão de geração de vapor: deve estar acima do sensor, completar sempre ligando o botão de água, girou-se o dial da resistência para aquecimento da