violencia
LEONARDI, Paulo Afonso
Centro Universitário Franciscano – UNIFRA paulo.afonso@unifra.edu.br Resumo
A compreensão da violência no contexto e no cotidiano escolar é um assunto que tem provocado interesse da sociedade, referindo-se principalmente a violência física de aluno contra professor de forma física ou psicológica. É um problema crescente e preocupante, levando os pesquisadores a procurarem respostas para tais conflitos. A ausência de conhecimento sobre o contexto da violência conduz a elaboração de conclusões repletas de equívocos. A violência escolar exige do professor um aparelhamento teórico conectado com a sociedade contemporânea e seus desdobramentos sociais e históricos. Neste aspecto, ao pensar a violência e a prática pedagógica escolar torna-se fundamental saber do que se está pensando e falando. O conhecimento é um processo intrínseco à escola, trata-se de uma referência que é histórica. A ausência de conhecimento sobre o processo e o contexto da violência conduz a elaborações e conclusões repletas de equívocos e dificuldades. Esse artigo tem como objetivo discutir a necessidade de se conhecer e estudar a questão da violência no contexto escolar e fora dele. Procura-se também constituir uma referência para a busca de práticas docentes que orientem o trabalho pedagógico para o enfrentamento ao processo de violência escolar.
Palavras-chave: Marginalidade; Professor; Aluno.
Introdução
Escola é lugar de educação, de memória histórica e de socialização do conhecimento produzido pelo homem para a humanidade.
Nos dias atuais, a violência na escola é um assunto que preocupa bastante os educadores e a discussão de suas raízes e motivações poderá levar à adoção de medidas que atenuem o problema e possibilitem maior tranquilidade à comunidade escolar.
Nos últimos anos, os jornais, as revistas, a televisão e os meios de