Relatori
1.1 – OBJETIVOS 5
1.1.1 – OBJETIVO GERAL 5
1.1.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
2 – INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO 6
2.1 – DADOS DO ALUNO 6
2.2 – DADOS DA ESCOLA 6
2.3 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO 6
2.4 – ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO 6
2.5 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 6
3 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO 8
3.1 – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA 9
3.2 – ATIVIDADE DE CO-PARTICIPAÇÃO 9
4 – CONSLUSÕES, OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES 1
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 – INTRODUÇÃO
No decorrer do curso o acadêmico se apropria de inúmeros conhecimentos, de diversas correntes filosóficas e teoria de aprendizagem.
O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.
O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa – coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar,
Essa observação permite a coleta de informações extremamente importantes, para que o acadêmico possa elaborar seu projeto de intervenção pedagógico – Docência/Regência – em sala de aula e na escola como um todo.
(Braga 1999) entende por finalidade:
“formar um profissional capaz de promover o aprimoramento constante da prática pedagógica desenvolvida no interior da escola , atuando junto aos professores no sentido de favorecer a reflexão conjunta sobre a própria prática e construção coletiva da equipe.”
Ou seja, a prática do Ensino/Estágio Supervisionado favorece a descoberta, sendo um processo dinâmico de aprendizagens em diferentes áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o acadêmico possa conhecer compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria com a prática. Por ser um elo entre