relato
Condicionamento Operante
Na aula pratica do laboratório virtual, foi possível, esclarecer muitas dúvidas referente o Condicionamento Operante de B.F Skynner que segundo ele o condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que ele chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a consequência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica.
Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma consequência indesejada). Skinner considerava reforço apenas as contingências de estímulo. No condicionamento operante, um mecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais frequente..
Trabalhando com animais em laboratório. No seu clássico experimento um rato ou um pombo foram colocados em uma caixa experimental. Nesta caixa existia uma barra e/ou um disco (botão) e um recipiente que liberava água ou comida. O rato ou o pombo privados da água ou comida tiveram acesso tanto a água ou a comida toda vez que exibiram um certo comportamento. No caso do rato o comportamento seria pressionar a barra e no pombo seria o comportamento de bicar um disco (botão) iluminado na parede da caixa experimental.
Onde no nosso laboratório virtual essa teoria pode ser comprovada onde o rato branco, foi condicionado a certos movimentos para obtermos as respostas desejadas através de estímulos e manipulação do ambiente.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
DOCENTE: ANGÉLICA DA SILVA CALEFANO
DISCENTES: AGDA RODRIGUES ,ANGELA LOPES, ARLEY SERRAT, LOHANE DE JESUS E KÉCIA RODRIGUES.
CAIXA DE SKINNER
CONDICIONAMENTO OPERANTE
JEQUIÉ
21 DE MAIO