relato pessoal
Projeção cartográfica e a forma de apresentação da superfície esférica com um plano de divisões traçado geralmente por meridianos e paralelos o mapa.
As principais Projeções são cilíndrica, cônicas e azimutal com seus formatos dão mais origem na formação do mapas.
Projeção de Mercátor:
A Projeção de Mercátor era a mais escolhida pelos navegadores, pois era a única a que podia ser traçada por uma linha no mapa. Nesta projeção os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos.
A desvantagem é que o mapa de mercátor tem a Europa com o centro do mundo, com isso sofreu um itas criticas politicas dos países ricos e desenvolvidos.
A vantagem é que essa projeção mantem as formas dos continentes e dos países mostrando como são realmente, mas distorce sua área conforme a latitude vai aumentando. Projeção de Aitoff:
A projeção de Aitoff mantem a proporção ou equivalência das áreas que ela representa. Nessa projeção a América ocupa o centro do planisfério terrestre. Essa projeção tem intervalos decrescente que vai do Equador aos polos.
Vantagem:
a projeção mantem alguns países maiores por exemplo o Brasil.
Desvantagens:
Os formatos da área são distorcidos.Ela tem o formato ovular e é muito usada na preparação de planisfério.
Projeção de Peters:
A projeção de Peters é uma projeção cilíndrica proporcional, embora não tenha se desfeito completamente com a visão eurocêntrica do mundo. Dando privilégio aos países de baixa latitude.
Desvantagem:
Projeção de Peters que ela estica a formação dos ângulos e das direções .
Vantagens:
Essa projeção mantem o tamanho proporcional correto. Elas mantem os países em desenvolvimento em seu tamanho real.
Projeções de Goode:
Por fim tem o objetivo de mostrar as massas continentais e oceânicas. Os mapa que tem esse tipo de projeção são interrompidas ou descontinua.
Desvantagens:
Com essa forma de separação com um pouco mas de dificuldade para