Auladeredaao Relatopessoal 120330141002 Phpapp01
346 palavras
2 páginas
Relato l a o s s e p o ou relatRELATO o O gênero relato, ou “relato pessoal”, faz parte do domínio social da comunicação. Podendo ser oral ou escrito, ele parte do princípio de que há um emissor e um interlocutor.
o Nesse gênero, relatamos, basicamente, experiências vividas no passado – que pode ser ontem, mês passado, ou há três anos – contanto que seja no passado. Para isso, os verbos devem ser empregados no pretérito.
o Se, no relato, “contamos” algo que ocorreu no passado, qual é a maior diferença dele para o gênero narrativo? A resposta vem em duas partes:
Além de, no gênero narrativo, ser possível escrever no presente (contar uma ficção dizendo: “O menino chega e entra em seu quarto. Ele fecha a porta e percebe que algo está diferente.”), o relato sempre prioriza as ações.
É possível falar sobre sentimentos e sensações, mas o objetivo principal é informar com foco nas ações especificas de um episódio relevante para o protagonista!
A DIFERENÇA ENTRE RELATO ORAL E RELATO
ESCRITO
o O primeiro é marcado por oralidades, interrupções na fala, gírias e entoação. Afinal, no Relato oral, a conversa entre emissor e interlocutor pode ser interrompida a qualquer momento. o Já no Relato escrito, existe uma articulação mais organizada, para demonstrar a sequência de fatos, uma vez que o texto escrito possibilita certo planejamento por parte do autor.
COMO TRANSFORMAR A TRANSCRIÇÃO DE
UM RELATO ORAL EM ESCRITO
Para isso, siga o seguinte roteiro:
1)Eliminar reticências, que indicam pausas na fala.
2) Eliminar gírias.
3) Transformar marcas de oralidade (como “né”, “aí”, “daí”), em sinônimos da norma culta, como “além disso”, “em consequência disso”, e etc.
4) Usar pontos finais e vírgulas, para evitar períodos muito longos e, assim, uma leitura cansativa.
RELATO
Relato é um texto em que se explana aquilo que se observa em relação a alguma coisa ou a alguém.
Tem como característica a descrição pessoal, que deve ser a mais fiel possível aos fatos e onde