MODA
A fotografia no mundo da moda pertence a um gênero fotográfico que geralmente está acostumada a retratar roupas e acessórios. Em 1856, o fotógrafo Adolph Braun publicou um livro com 288 fotografias de Virginia Oldoini, Condessa de Castilglione, que posou com sua vestimenta oficial, sendo considerada a primeira modelo fotográfica de moda da história.
Ainda na primeira década do Séc. XIX, com o avance da tecnologia na área de impressão, foi possível a publicação da revista La Mode Practique (1909), em Paris, posteriormente transformada na revista Vogue, mundialmente conhecida até hoje.
No início da segunda guerra mundial nos Estados Unidos, as revistas: Vogue e Harper’s competiam pelo novo mercado editorial da moda. Foi quando Irving Penn, Martín Munkacsi, Richard Avedon e Louise Dahl-Wolfe, fotógrafos experientes, resolveram aportar sua técnica e criatividade para a fotografia neste segmento. Em 1936, Munkacsi realizou o primeiro ensaio fotográfico de roupas esportivas, tendo como cenário natural uma praia. Os outros fotógrafos também se especializaram na área. Os fotógrafos escolhidos para esse tipo de matéria, sempre estiveram seus nomes ligados as grandes firmas de moda do mundo. Essas imagens revolucionaram o tanto o cenário da moda que elevaram o status das celebridades fotografadas, tanto que, eles passavam a exigir seus serviços para os ensaios fotográficos.
Ensaios Fotográficos
Richard Avedon: fotógrafo de moda para a revista Harper’s Bazar, onde posteriormente passou a editor chefe. Virou o fotógrafo retratista de grandes celebridades como Marilyn Monroe.
Mario Testino: Sua carreira de um enorme passo quando foi solicitado pelas revistas Vogue e Vanity Fair. Desde este momento, grandes celebridades como Angelina Jolie.
Rankin: conhecido por suas irreverentes fotografias que retratam o lado, mas controvertido das personalidades. Seu criativo trabalho o tornou o principal fotógrafo