Relato do Filme O Dinheiro Nunca Dorme
O filme conta a história de Gordon Gekko (Michel Douglas) que após passar oito anos na cadeia por fraudes financeiras é liberto, mas ninguém esperava por ele na saída do presídio. A filha, Winnie Gekko (Carey Mulligan), o culpa por várias tragédias familiares e não queria mais vê-lo. A moça namora o jovem especialista financeiro Jacob Moore (Shia LaBeouf), que admira o seu patrão Lewis Zabel (Frank Langella) . A empresa de Zabel sofre uma crise financeira enquanto Moore se encontra com Gekko que lhe fala sobre Bretton James (Josh Brolin), um influente investidor de Wall Street. Moore descobre que James foi quem causou a ruína do patrão e também foi o responsável pela longa pena de Gekko. E Moore e Gekko se aliam buscando vingança contra James.
O filme e faz com que repensamos nossas atitudes. Dentro do mundo corporativo ela faz questionar até onde podemos ir para garantir sucesso, fama e dinheiro. Todos são responsáveis por atitudes que possam levar a falhas, crises e falências, no entanto, dentro do filme, os conflitos de interesses são superiores à moralidade.
Aprender a trabalhar com riscos e ter responsabilidade por eles são funções básicas da liderança das corporações e, ainda, respeitar os limites na execução de qualquer negócio, é uma atitude digna de respeito.
O filme apresenta altos e baixos que são fundamentais para a reflexão e para enxergarmos a função de cada instituição dentro do sistema capitalista, a mensagem de valores familiares esquecidos por muitos gananciosos do mercado. Pensar em valorizar a família e prever o que pode acontecer com a família alheia após inúmeros atitudes negligenciadas são o foco primordial do filme após a crise financeira de 2008.
O roteiro nos faz concluir que no mundo globalizado e corporativo, a governança e responsabilidade social são características importantes e essenciais para a manutenção de qualquer império de riqueza, seja qual for o segmento