carol documentos
O berço da administração científica foi a sociedade americana dos engenheiros mecânicos (ASME), fundada em 1880, da qual Taylor era sócio e chegou a presidente. O movimento desenvolveu-se em três, momentos mostra a figura 3.1.
O problema do qual a sociedade ocupou-se quase que exclusivamente nas reuniões iniciais era chamado problema dos salários. Os sistemas de pagamento da época (pagamento por dia trabalhado e pagamento por peça produzida) tinham o efeito de fazer o trabalhador acreditar que seu esforço beneficiava apenas o patrão. Assim, como regra geral, os trabalhadores não se empenhavam como os engenheiros e os achavam que seria adequado.
Primeira fase
Ataque ao “problema dos salários”.
Estudos sistemático do tempo.
Definição de tempos-padrão.
Sistema de administração de tarefas.
Segunda fase
Ampliação de escopo, da tarefa para a administração.
Definição de princípios de administração do trabalho.
Terceira fase
Consolidação dos princípios.
Proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa.
Distinção entre técnicas e princípios.
VIDA E OBRA DE FREDERICK TAYLOR
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Desde cedo Frederick foi