Relato de experiência
O presente texto tem como objetivo descrever e tecer considerações quanto ao relato de experiência ministrado por Rosângela Vilar Duarte representante do Instituto MAIS. O Instituto MAIS (Gestão de Projetos em Empresas Públicas e Privadas) conta com uma equipe interdisciplinar e multiprofissional a fim de prestar Assessoria e Consultoria a empresas públicas e privadas na elaboração e implementação de projetos. N a ocasião Rosângela Vilar Duarte, Assistente Social e pós-graduada em Pedagogia Empresarial, focou suas argumentações na esfera social tendo em vista sua atuação dentro do Instituto e o público alvo, alunos de Serviço Social no Centro Universitário Metodista Isabela Hendrix.
A Assistente Social e representante do Instituto Mais Rosângela Vilar Duarte deu início ao seu relato descrevendo, brevemente, sua tragetória profissional e ressaltando a importância e o aprendizado de suas experiências. Em sua vivência em empresa privada Rosângela relata dois aspectos importantes.Para ela , o caráter mediador da profissão se faz latente em empresas com essa característica. Outro ponto destacado refere-se ao planejamento e organização que lhe renderam grandes aprendizados.Nesse ponto Rosângela destaca que o profissional em Serviço Social deve buscar aprimoramento constante o que chama de “capital intelectual”,ela tece críticas. Para ela existem muitas cartilhas elaboradas pelo governo com orientações na esfera das Políticas de Assistência e Políticas Sociais como não há para outras profissões. Aqui observamos em suas argumentações consonância com os princípios fundamentais do Código de Ética da profissão no que se refere ao compromisso com aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
Em continuidade Rosângela descreveu algumas especificidades do trabalho do Instituto como as demandas mais presentes. Estas estão relacionadas a elaboração de planos, capacitação de NOB e SUAS além