Relato de experiência
O presente relato diz respeito a uma experiência realizada com a turma do 2º período do centro educacional criança feliz, que esta situada à Rua Lorena, 535 bairro Parque Caravelas na cidade de Santana do paraíso. O bairro ainda esta em desenvolvimento e os alunos são filhos de famílias de classe media/baixa.
Nesta experiência deparei-me com uma sala de aula com crianças muito agitadas e agressivas, o que me fez criar o objetivo de mudar esta situação. Para mudar esta triste realidade propus os seguintes objetivos:
• Fazer com que os alunos respeitem mais os professores e os coleguinhas;
• Fazer com que eles aprendam a ouvir quando os coleguinhas ou os professores estiverem falando;
• Respeitar os pais e os irmãos.
Desenvolvimento
Durante minhas aulas percebi que grande parte dos alunos tinha muitas dificuldades de convivência e de obediência e que houvesse um ambiente melhor na sala de aula seria necessário construir uma forma de intervenção.
Foi aí que desenvolvi um trabalho através de algumas técnicas que trabalham o respeito aos outros através de brincadeiras e jogos, mas principalmente, o diálogo.
As crianças gritavam muito, eram dezessete alunos, existia entre eles um pouco de agressividade, uma inclusive adorava morder os coleguinhas. Quando estávamos nas rodas de brincadeiras era quase impossível ter um início, meio e fim.
A partir daí elaborei algumas regras e no final de cada aula eu os reunia e conversava com eles, procurei conhecê-los melhor, não só na sala de aula, mas perguntava como eram suas famílias e suas vidas fora dos muros da escola. Desta forma procurei mostrá-los que cada um tem seus probleminhas, mas que enquanto estivéssemos na escola, todos tínhamos que nos dedicar ao máximo.
Com o passar dos dias foi tendo uma melhora significativa e já não tinha mais aquela grande algazarra, a disciplina melhorou muito entre eles.
Certo dia fui abordado pela mãe de um aluno que me questionou sobre o que eu havia feito com seu