Relato da Entrevista na Sala de Espelho na ULBRA
Técnicas de Entrevista
Prof.: Élide
ULBRA – Canoas
Iara Fagundes
No dia 10 de novembro de 2009 foi realizada no Campus da ULBRA – Canoas, na sala de espelho, uma entrevista psicológica inicial (triagem), para inicio de tratamento em clínica psicológica. A sala ampla nos permitia uma boa visualização e o áudio ficou numa altura adequada para nossa observação, sem que o paciente mesmo tendo conhecimento de antemão não se sentisse observado.
O paciente era um pré-adolescente , um menino de 10 anos de idade, filho de pais separados, sendo que o pai já tinha dois filhos de um casamento anterior do qual ficou viúvo e casou com a mãe do Matheus que é filho único desse segundo casamento, ele foi encaminhado pela escola, por estar tendo sérios problemas de relacionamento com os colegas e um decréscimo no seu rendimento escolar.
O menino de nome Matheus já havia passado por atendimento com outros psicólogos pelos mesmos problemas que persistiam, pois alegava se sentir inadequado com o ambiente escolar por ser tudo muito repetitivo maçante. A mãe empresária e professora, engravidou aos 32 anos e diz ter vivido um relacionamento muito doentio com o pai do Matheus, e segundo relato da mãe ele presenciou agressões e discussões entre os dois.
Ao entrar na sala Matheus foi recebido pela professora Elide que estava atuando como psicóloga, a qual logo que o acolheu receptivamente perguntou-lhe:
E – Qual é o seu nome?
M – Meu nome é Matheus, Matheus com TH, sou super-ligado nos Matheus com TH,
E – Vou anotar teu nome Matheus com TH. Então você é super-ligado nos Matheus com th?
M – Sim tem uma comunidade no Orkut que é só dos Matheus com TH
E- E você sabe o que teu nome significa?
M – Matheus significa presente de Deus.
E – E quem escolheu teu nome?
M – Minha mãe escolheu nos livros de significado de nomes.
E – E você que acha?
M – Eu acho legal.
E – E você se sente assim um presente de Deus?