Pictogramas Olímpicos
1964 - 2012
Pictogramas Olímpicos
Tokyo 1964: se inspirou no tipo de escrita oriental para criar os traços de cada pictograma.
Cidade do México 1968: Em vez de ilustrarem atletas em ação resolveram representar os esportes através dos objetos utilizados.
Munique 1972 / Montreal 1976: Todos os elementos foram desenhados segundo um controle matemático muito evidente. Este sistema foi originalmente criado para os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, mas foram também utilizados nos de Montreal quatro anos mais tarde.
Moscou 1980: Cada um dos seus pictogramas era composto por um quadrado de cantos arredondados onde se sobrepunha a silhueta dos atletas. Estes pictogramas misturavam-se com o fundo que contrastava com as formas pictográficas, ou seja, pictograma e fundo eram uma só forma.
Los Angeles 1984: Os pictogramas criados para estes Jogos Olímpicos, os elementos do corpo, tronco, braços, pernas e cabeça, nunca se tocavam ou sobrepunham. Os próprios membros do corpo humano foram desenhados de modo proporcionar uma visualização mais próxima do real, em que as pernas e os braços são mais finos nas extremidades e arredondados nas zonas da bacia e ombros.
Seul 1988: Criado pelo designer Buyong Hwang, um sistema que em muito se assemelhava ao sistema criado para as olimpíadas de 1972.
Barcelona 1992: O símbolo dos Jogos Olímpicos de 1992 foi construído apenas com três elementos, um de cor azul, e os outros de cor amarela e vermelha. Estes três elementos convertem-se nos três elementos básicos da estrutura de todos os pictogramas. O traço azul adquire a significação de uma cabeça de atleta, o traço amarelo expressa os membros superiores e o traço vermelho representa as pernas.
Atlanta 1996: Os pictogramas foram pensados de modo a copiar as proporções ideais que o homem deveria ter, idealizadas pelo povo