Jogos olímpicos Pictogramas
PICTOGRAMAS OLÍMPICOS DO SÉC XX
ESTUDANDO UMA LINGUAGEM UNIVERSAL
Izadora Morais e Richard Silva
“O objetivo primordial de algumas formas de representação visual é encontrar caminho para serem entendidas universalmente.”
Edo Smitshuijzen, 2007
UM POUCO MAIS SOBRE SINALIZAÇÃO
A sinalização nos espaços físicos tridimensionais pode ser considerada como um sistema de mensagens que têm como objetivo informar ou levar a que o utilizador siga um conselho, ordem ou proibição, em suma, que tenha determinado comportamento. É um modo técnico de comunicação.
Os pictogramas são elementos gráficos que fazem parte dos sistemas de sinalização. Por oposição à fotografia, os pictogramas são uma linguagem de síntese. São formas, condensadas, esquematizadas e contundentes, pois servem para serem vistos e entendidos de forma a passarem a sua mensagem com sucesso, empregando o menor esforço possível do observador. Para que ele cumpra esse objetivo, é necessário entender como são escolhidos os seus atributos normais. No entanto, dependendo do contexto para o qual se projeta, o designer deverá levar também em consideração uma gama de aspectos, que passam, por exemplo, pela universalidade e também pelas tradições culturais.
Os sinais pictográficos ou pictogramas podem ser chamados também de ícones ou símbolos. O que une todos esses tipos de sinais gráficos é o fato de que nenhum deles deriva ou faz parte do nosso alfabeto. O que os distingue entre si é o nível de abstração na sua representação visual e a complexidade do seu significado.
Enquanto que um símbolo representa uma ideia ou conota um conceito o pictograma é evocador. Um pictograma (do latim picto - pintado + grego graphe - letra) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de ilustrações.
Meios de sinalização.
Num símbolo não existe ligação ou semelhança entre signo e objeto. Um símbolo comunica apenas porque as pessoas concordam que ele deve representar