AUTO AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO IDENTIFICADOR DA SÍNDROME DE BURNOUT
2880 palavras
12 páginas
AUTO AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO IDENTIFICADOR DA SÍNDROME DE BURNOUTCurso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho
Pólo Maria Cândida,SP
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo descrever o benefício da Auto Avaliação no ambiente de trabalho e demonstrar o quanto um instrumento muito simples, quando bem elaborado e objetivo, se torna um instrumento identificador na mão do enfermeiro do trabalho e o auxilia na conscientização do trabalhador, assim detectando o agente causador e facilitando o trabalhador a minimizar ou prevenir o diagnóstico da Síndrome de Burnout da qual pode ser desencadeada por qualquer atividade laboral, sendo as atividades que envolvam contato muito próximo com pessoas preferencialmente em cunho emocional, pois elas são as maiores causadoras da síndrome.
Palavras-chave: Auto Avaliação, Burnout ,Instrumento
INTRODUÇÃO
A Diminuição da realização pessoal tem por característica a frustação, a falta de perspectivas para o futuro e o sentimento de fracasso e incompetência, e a percepção de um desempenho insatisfatório no trabalho, retratando o aspecto de Auto Avaliação do Burnout.
As tensões interligadas ao trabalho e a vida profissional são frutos do estresse ocupacional. Os agentes estressantes relacionados ao trabalho tem diversas origens: condições externas (economia política) e exigências culturais (cobrança familiar e social). No entanto o maior agravante e mais importante fonte de tensão é a condição interior de cada individuo (PEREIRA, 2008).
A Auto Avaliação é um olhar crítico consciente sobre o que se faz enquanto se faz. O objetivo é que através de um instrumento de auto avaliação formulado pelo enfermeiro, o individuo exponha sem receio todos os fatos que o incomodam em seu ambiente ocupacional, sendo ele próprio capaz de fazer a sua avaliação.
1. A SÍNDROME DE BURNOUT
“Queimar até a exaustão”, este é o significado do termo burn out