RelatA rio AlA men Pronto
CARMEM LUCIA DE JESUS
SABRINA ANZOLIN
THAÍSSA CINTRA DE MATTOS
PRODUÇÃO DE ALÚMEN
Palhoça
2014
FIGURAS
Figura 1 - Pesagem do cristal de alúmen 8
Figura 2 - Policristais de Alúmen 10
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. MÉTODOS 6
3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6
3.2 PROCEDIMENTOS 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
4.1 ANÁLISE PRELIMINAR 8
4.2 CÁLCULOS 8
4.3 RESULTADO 9
5. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
O Alumínio é um elemento químico pertencente à família 3A muito utilizado na nossa sociedade, desde a preservação de alimentos à produção de telefones celulares, aviões entre outros. Parte dessa grande demanda na sua utilização é devido a sua flexibilidade, resistência e leveza, propriedades que o tornam um metal atrativo para diversas aplicações. O custo da sua reciclagem é relativamente baixo, o que aumenta sua durabilidade e seu valor, porém, para sua obtenção, é necessário uma grande quantidade de energia e tempo. Devido à esses empecilhos, há uma enorme geração de rejeitos que são prejudiciais ao meio ambiente.
Uma forma de aproveitar o alumínio é sintetizando-o em Alúmen de Potássio - sulfato duplo de alumínio e potássio – com a forma molecular KAl(SO4)2 12H2O. Segundo Maia (2009) “o sulfato duplo de alumínio e potássio é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Calinita”. Eles são cristalizados a partir de soluções aquosas contendo íons de alumínio ou outros íons trivalentes M³+, como, por exemplo, Fe³+ ou Cr³+.
Atualmente, o alúmen é produzido a partir do hidróxido de alumínio, proveniente do Processo Bayer, e é utilizado na indústria do couro, como um mordente, na indústria farmacêutica e de cosméticos e como agente de coagulação do látex (Ullmann's Encyclopedia, 1998).
Ele é o principal constituinte da pedra-ume a qual é comumente usada em purificação de água,