ATPS INSTRUMENTOS E TECNICAS
Ana Grécia E. de Souza
RA 439973
Adelma Cristina T. da Silva RA 427272
Camila Costa Oliveira
RA 426668
Daniela A. F. de Oliveira
RA 409923
Janyne Souza Santos
RA 1299106740
Sonia Pereira de Souza
RA 414722
Prof. Maria Elaine Cristina Vaez Gomes
Juazeiro-BA , 25 de maio de 2015
RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA PROFISSIONAL DO
SERVIÇO SOCIAL
A teoria se encarrega de desvendar os processos históricos e reais, enquanto que a prática vivencia esse contexto material, pois o mundo real é o mundo da práxis humana. Uma não vive sem a outra, embora a prática seja superior e tem uma relativa autonomia, pois a teoria explica a relação de unidade. Elas se distinguem entre si, na prática a teoria é outra. Remete a categoria equivocada dos assistentes sociais em relação à função da teoria e da prática. Nesse sentido ainda que surgindo no universo das práticas reformistas integradoras que visam controlar e adaptar comportamentos, moldar subjetividades e formas necessárias à reprodução da ordem burguesa de um lado o Estado e do outro o Serviço Social entrecido pelos interesses em confronto, vai ampliando as suas funções para defender a universalidade de acesso a bens e serviços, dos direito sociais e humanos, das politicas públicas e da democracia.
Pela instrumentalidade da profissão e pela condição e capacidade de o
Serviço Social operar transformação, alterações nos objetos e nas condições
(meios e instrumentos), visando alcançar seus objetivos, irão passando elementos emancipatórios próprios da razão dialética.
Ao desprender da base histórica pela qual a profissão surge, o Serviço
Social pode qualificar-se para novas competências, buscar novas legitimidades, indo além da mera requisição instrumental-operativa do mercado de trabalho.
Este profissional deve estar investido na construção de alternativas que sejam instrumentais à superação da ordem social do capital.
REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO TÉCNICO- OPERATIVA
INSTRUMENTOS
E