ATPS Instrumentos Tecnicas Atuacao Profissional
Elenira Guedes Amaral
Maria Liliana Avalos Lescano
Sonia Viega Cristaldo
RA: 355184
RA: 394348
RA: 355191
RA: 353487
Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
Profª Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Bela Vista, MS, 09 de junho de 2014
O meio de trabalho é uma coisa ou um complexo de coisas, que o trabalhador insere entre si mesmo é o objeto de trabalhado e lhe serve para dirigir sua atividade sobre esse objeto. Ele utiliza as propriedades mecânicas, físicas, químicas das coisas, para atuarem como força sobre outras coisas de acordo com o fim que tem em mira. Escolher dentre alternativas, os instrumentos adequado à transformação da finalidade ideal em finalidade real, requer, igualmente, conhecimentos das determinações dos objetos e do real envolvimento no processo, trata-se de um conhecimento da própria finalidade ideal, dos valores investidos e dos meios para alcançá-lo. Se, na pratica interventiva do assistente social, essas dimensões são fundamentais, garanti-las na formação profissional é um imperativo, o projeto de formação profissional do assistente social em vigor define como competência profissional.
A alternativa encontra-se presente tanto na posição dos fins quanto na busca dos meios uma vez que implica “escolhas”. Entre as finalidades que tenham condições concretas de se efetivarem e escolhas entre os objetos que podem ser os meios para a concretização das finalidades postas. Essas escolhas fazem parte dos processos valorativos, nos quais valores e dever-ser são partes e integrantes e fundamentais do processo de escolha dos meios e avaliação dos fins e dos produtos objetivados, essenciais ao trabalho. Escolher entre alternativas, então, é tomar decisões concretas entre valores opostos, é fazer com quer o valor só efetive, é buscar meios quer materializam esse valor, o qual incidiu sobre um objeto concreto.
A concretude inerente a toda escolha faz com que a categoria da alternativa se articule de modo inseparável aos processos