trabalho filosofia
2º B
Gabriela Dante, n° 11;
Gustavo Meneghini n° 15;
Israel Lucas, n° 18;
Marina Vieira, n° 32;
Paulo Cassarotte, n° 34;
O Aristóteles
Nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídica, em 384 a.C. Era filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei Amintas 2°, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande. Aos 16 ou 17 anos, Aristóteles mudou-se para Atenas, então o centro intelectual e artístico da Grécia, e estudou na Academia de Platão até a morte do mestre, no ano 347 a.C.
Em 335 a.C. fundou em Atenas uma escola próxima ao templo de Apolo Lício. A escola se tornaria a rival e ao mesmo tempo a verdadeira herdeira da Academia platônica. Malvisto pelos atenienses por sua origem macedônica, Aristóteles foi acusado de "ateísmo" ou "impiedade". Para não ter o mesmo fim de Sócrates, condenado ao suicídio, exilou-se voluntariamente em Cálcida, na ilha da Eubéia, onde morreu um ano depois, em 322 a.C.
Aristóteles é considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento, como a biologia, a zoologia, a física, a história natural, a poética, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosóficas como a ética, a teoria política, a estética e a metafísica.
Lógica Aristotélica
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo.
Silogismo é um argumento constituído de proposições das quais extrai uma conclusão. Assim, não se trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições nem à conclusão, mas apenas de observar a forma como foi constituído. É um raciocínio mediado que fornece o conhecimento de uma coisa a partir de outras coisas.
O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal".
Aristóteles estava convencido que se estes