Relat rios Biologia
1º período de Fisioterapia
Profº : Vitor Tenório
Matéria: Biologia celular e molecular Introdução O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa. O mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.
O microscópio apresenta dois sistemas de lentes convergentes; a objetiva e a ocular. A objetiva é um conjunto de lentes que apresenta pequena distância focal e que fornece uma imagem real e aumentada do objeto que é observado. A ocular, também formada por lentes convergentes, funciona como uma lupa, que nos dá uma imagem virtual e aumentada da imagem real que se formou em pela objetiva.
São apresentados elementos mecânicos, de iluminação e óticos. Os componentes mecânicos são: base, joelho, braço, parafusos macro e micrométricos, canhão, revólver e mesa. Os elementos de iluminação são representados pelo espelho, condensador e diafragma. Já os componentes óticos são compostos por lentes oculares (ampliação de 10X) e objetivas (ampliação de 4X, 10X, 40X e 100X). Modo de usar o microscópio Ligue o microscópio, com cuidado desça a platina e coloquem na objetiva de menor aumento. Coloque a lâmina sobre a platina e vá aproximando das objetivas com o auxilio do macrométrico, com cuidado para que ela não toque a lâmina. Quando começar a ver o material, ajuste o foco, utilizando o botão micrométrico. Quando focar na objetiva de menor aumento, gire o revólver para a próxima objetiva. Ao mudar, ajuste novamente a focagem, utilizando o micrométrico.
Caso chegue à objetiva de 100x, é necessário o uso do óleo de imersão. Para colocá-lo, deixe a objetiva de 100x em uma posição próxima ao encaixe e coloque uma gota de óleo sobre a lâmina. Só após a colocação do óleo encaixe a objetiva.
Sempre que se usar esse óleo,