fraturas aticulares
1 Articulações
Articulação é ponto de contato entre dois ou mais ossos, em outras palavras são os amortecedores entre ossos e os tecidos a sua volta. Pertence ao Sistema Articular, que são responsáveis pelos movimentos que realizamos uma vez que conecta os ossos do esqueleto humano à outro osso e às cartilagens.
As Articulações são compostas por: Cartilagem Articular (tecido conjuntivo elástico), os Ligamentos (estruturas fibrosas), a Capsula Articular (membrana fibrosa), a Membrana Sinovial (bolsa com liquido sinovial) e os Meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).
As Articulações são Classificadas em:
a Sinartrose: que são as articulações fibrosas (tecido fibroso), formada pela sólida união de dois ou mais segmentos ósseos, formando uma camada protetora dos tecidos que revestem o exterior do esqueleto, portanto é imóvel ou quase, pois seu grau de movimento é pequeno e quase imperceptível, como os ossos do crânio e da face por exemplo.
A Sinartrose é classificada como Concordante que se adapta uma à outra e Discordante que apresente algo na articulação para que os ossos concordem. É formada pelos tipos:
Suturas: em forma de linha ondulada encontrada entre os ossos do crânio;
Sindesmose: tem uma lamina de tecido fibroso e ligamentos, é encontrado na articulação tíbio-fibular distal;
Gonfose: tem um processo cônico inserido em um encaixe ósseo. Encontrado somente entre as raízes dentarias e os alvéolos da mandíbula e do maxilar.
b Anfiartrose: são articulações flexíveis e cartilaginosas, são aquelas que possuem cartilagens entre os ossos. E, permitem movimentos limitados, os quais evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxilia no deslocamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo. Podemos encontrar 2 tipos:
Sincondrose: mantem os ossos articulados por cartilagem. Por isso, podem ser do tipo Temporário (placas epifisárias) e Permanente (cartilagem Costal).
Sínfise: mantem os ossos articulados por tecido