Programa 5s
INTRODUÇÃO:
A empresa requisitou nosso trabalho como gestores, para implantar alguns conceitos de sistema total de qualidade, e o sistema 5S, e acompanhar a inserção de um funcionário mais jovem ingressante no mercado de trabalho com um já experiente (vivido) no ramo para exercer a função de garçom no estabelecimento introduzindo esse processo nosso objetivo era de aumentar a qualidade dos serviços prestados, aumento da satisfação dos clientes e lucros do estabelecimento.
Começamos nosso trabalho primeiramente pela implantação do sistema total de qualidade que visa uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos não só da empresa, mas da organização estendida abrangendo também fornecedores, distribuidores, clientes e demais parceiros de negócios. Decidimos que a maneira de chegar ao STQ seria utilizando o 5S e o PDCA e seus quatro passos.
Começamos pela implantação do 5S que possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários e ira deixar tudo organizado para implantarmos o PDCA.
PROGRAMA 5S
SEIRI – Organização, Utilização, Liberação da Área:
Manter o estabelecimento organizado de acordo com o layout do restaurante, de forma que tudo esteja no seu devido lugar. Deixando os espaços necessários para as transições dos clientes, e uma distância favorável entre as mesas para a comodidade dos mesmos.
SEITON – Ordem, Arrumação;
Definir o local de armazenamento dos materiais de trabalho para que esteja sempre ao alcance com mais facilidade a todos.
SEISO – Senso de Limpeza
Não acúmulo de utensílios sujos na cozinha, e restos de alimentos. Sempre utilizando os lixos que ficam no ambiente externo do restaurante para não causar mau odor na cozinha.
SEIKETSU – Padronização, asseio, saúde:
Ter controle sobre o estado dos equipamentos da cozinha, fazendo verificação periódica para evitar