Relat Rio De Biologia
Observações de células vegetais e animais ao MOC (Microscópio Ótico Composto)
Trabalho realizado por: Gonçalo Gomes Nº9 Guilherme Coelho Nº12
Escola Secundária Rainha D. Leonor 19/02/2015 24/02/2015
Introdução
Objetivos -Conhecer melhor e saber como utilizar um MOC; -Saber fazer uma preparação; -Observar organitos de células animais (membrana celular, núcleo, citoplasma e grânulos); -Observar organitos de células vegetais (parede celular, cloroplastos, e citoplasma); -Conseguir identificar os diferentes organitos celulares; -Distinguir células animais das vegetais;
Fundamento Teórico
A célula é a unidade básica de todos os seres vivos. Assim, todas as células têm a mesma constituição básica. No entanto, as células animais e vegetais têm alguns elementos que os diferenciam. As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita e fazer a regulação osmótica, e os cloroplastos, utilizadas na fotossíntese. Os vacúolos nas células animais são raros.
Protocolo
O protocolo usado foi o que está expresso nas páginas 24 e 25 do manual de Biologia “TERRA, UNIVERSO DE VIDA” 2ª Parte Biologia.
Interpretação dos Resultados
Célula do Epitélio Bucal
Na célula do epitélio bucal (célula animal) conseguimos distinguir a membrana celular, o núcleo e o citoplasma. Conseguimos fazer duas observações uma com ampliação 100 vezes e outra de 400 vezes.
Célula da folha da planta Elódea
Na célula da folha da planta elódea conseguimos observar a parede celular, os