Relat Rio De Biologia Mam O
Os seres vivos armazenam as suas informações genéticas codificadas e contidas nos ácidos nucléicos (DNA e RNA). A molécula do DNA é conhecida como a molécula da hereditariedade, pois nela estão contidas todas as informações genéticas necessárias para um novo indivíduo ser formado. Na molécula do DNA existem duas longas fitas que se enrolam formando uma estrutura de dupla hélice. Essa molécula se auto reproduz e sintetiza o RNA (uma fita simples) que atua na síntese de proteína.
Objetivo:
O objetivo dessa experiência é entender os conceitos de genética básica e demonstrar como podemos identificar e extrair o DNA do mamão.
Material:
Metade de um mamão
1 saco plástico grosso (tipo zip)
1 Becker
1 papel de filtro
1 funil
Detergente
Sal
Álcool gelado
Palito ou espátula
Água morna
Procedimento:
Retire a casca do mamão e coloque-o dentro do saco plástico. Feche o saco e amasse o bem. Adicione uma colher de chá de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna ao mamão amassado no saco. Amasse mais e misture tudo muito bem. Filtre a mistura para o Becker. Adicione álcool gelado mistura filtrada. Coloque mais ou menos o dobro de álcool em relação a mistura de mamão. Mexa a solução e aguarde um pouco. Você verá se formar fios brancos aglomerados na solução. Puxe-os com uma espátula ou palito e observe-os.
Explicação:
O mamão precisa ser amassado para que os produtos químicos utilizados sejam extraídos, mais facilmente de suas células.
Os detergentes geralmente são usados para dissolver gorduras ou lipídios. Como a membra celular é composta por uma grande quantidade de lipídios, sob ação do detergente, os lipídios se tornam solúveis, é são extraídos junto com as proteínas que fazem parte da membrana.
O sal de cozinha fornece íons que são necessários para a fase de precipitação do DNA, os íons positivos contribuído pelo sal, neutraliza a carga negativa do DNA, fazendo eu varias moléculas possa coexistir na solução.
O álcool bem gelado na solução