Relat Rio De Biologia
Grupo - Ana Carolina, Lucas Leite, Matheus Moreira, Nathale Sousa e Nívia Albuquerque
Matéria-Biologia
Professor - Marcelo Faislon
Série-2º ano
Turma-D
TÉTANO, HANSENÍASE E LEPTOSPIROSE
TÉTANO Com base nos estudos sobre tétano, pudemos aprender que se trata de uma doença infecciosa, causada pelo bacilo Clostridium tetani, e que pode levar à morte. Porém, o tétano não é uma doença transmissível. A entrada da bactéria no corpo da pessoa se dá através de ferimentos na pele e queimaduras. Os principais sintomas do tétano são: dificuldade de deglutição, rigidez muscular do abdômen, rigidez das costas e do pescoço. Tem também outros sintomas que são parecidos com os sintomas da gripe e dengue. Pesquisas feitas, mostraram que cerca de 30% dos casos são fatais. O diagnóstico da doença só pode ser feito por um especialista, para ele fazer os procedimentos necessários. A melhor forma de prevenção do tétano é a vacina. Principalmente em pessoas que trabalham em construção civil e em catadores de lixo. Um cuidado que as pessoas devem ter, é o de manter limpas fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras.
HANSENÍASE Nos estudos sobre hanseníase, aprendemos que é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, atinge principalmente a pele e tem cura. A principal forma de transmissão da doença é por meio de gotículas que saem das vias respiratórias. A hanseníase causa manchas esbranquiçadas na pele e diminuição de sensibilidade ao calor, a dor e ao toque no local das manchas. A hanseníase tem quatro formas:
-Indeterminada: forma mais leve em crianças.
-Tuberculóide: fase inicial. Não apresentam manchas, apenas algumas dores.
-Borderline: fase intermediária. Apresenta uma ou mais manchas e dores no corpo.
-Virchowiana: a pessoa apresenta muitas manchas, perda de sensibilidade e fraqueza nos músculos. O diagnóstico é feito pelo médico. Ele realiza testes de sensibilidade ao calor, a dor e ao tato. E ele