Relat rio
I-RESUMO.
II-OBJETIVOS.
III-INTRODUÇÃO TEÓRICA.
IV-PARTE EXPERIMENTAL. -MONTAGEM E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
V-RESULTADOS EXPERIMENTAIS.
VI-DISCUSSÃO.
VII-CONCLUSÕES.
VIII-REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.
OBJETIVOS
Verificar experimentalmente a Lei de Arquimedes,em que : “Qualquer corpo mergulhado num líquido recebe de parte deste uma impulsão vertical, de baixo para cima, de valor igual ao do peso do volume líquido deslocado”; aprender a manusear algum equipamento de laboratório: como, a proveta que serve para medição de um determinado líquido e o dinamómetro que mede a intensidade das forças. Pretendendo também conhecer a vida de um consagrado cientista.
INTRODUÇÃO TEÓRIOCA
A impulsão é uma força com sentido de baixo para cima, exercida em todos os corpos pelos líquidos ou pelos gases em que se encontra. A impulsão depende do volume do corpo, da densidade do fluido, líquido ou gás, em que os corpos se encontram. A impulsão não depende do peso.
Resumo
Relação entre empuxo e natureza do líquido a submergirum dado objeto, relacionada com a teoria do princípio de Arquimedes que defende a ideia do módulo do empuxo ser igual ao peso do volume de líquido deslocado.
PARTE EXPERIMENTAL
Mediu-se o peso do corpo no ar, com o uma balança. Depois colocou-se na gobelé dentro da tina de viro; Encheu-se completamente o gobelé de água; Introduziu-se o corpo na água e leu-se o seu peso aparente P(água); Mediu-se na proveta o volume de água que saiu do gobelé para a tina; Com os valores apresentados calculou-se a impulsão e o peso da águacujo volume mediu-se. Após concluir o experimento refaça-o utilizando Álcool. Durante esta experiência pode-se verificar que o peso aparente, ou seja, o peso do corpo quando mergulhado na água foi menor do que o peso real, o peso do corpo no ar.
DISCUSSÃO
Através da experiência feita concluímos que o princípio de Arquimedes é de fato correto, pois os