Relat Rio
Várzea.
O trajeto feito pelo grupo se inicia na Praça da várzea, seguindo pela Afonso Olindense até próximo a Avenida Caxangá, englobando as Ruas José Avelar, Ildefonso Araújo do Rêgo,
Primeiro de Maio, André Negreiros Maia, Manoel Corrêa e as Ruas
Dr. Aluísio Marquês, Sítio dos coqueiros, Nova luzitânia, Divinolândia, Apoleu Vieira, sentido praça da várzea, onde foi finalizado o percurso.
Ao longo do trajeto observou-se que o trecho assinalado possui quadras retangulares
De tamanhos pequeno e médio, quadradas pequenas e principalmente, quadras médias de formato irregular, sendo estas compostas principalmente de lotes com formato retangular e formato quadrado de ambos os lados da avenida central.
Observou-se ainda que no trecho de sentido caxangá havia um grande número de casas residenciais de porte pequeno e médio, com algumas de tamanho grande se destacando. Além disso, pode-se ver também, em especial, na Avenida Afonso Olindense a presença de comércios de pequeno porte. No sentido contrario, em direção a praça da Várzea, a estrutura do bairro se modifica um pouco, tendo como predominância a existência de pavimentos com dupla finalidade, servindo para comércio, na parte inferior e como moradia nos pavimentos superiores. Há ainda a existência de ruas quase interinamente preenchidas por casas com estrutura de dois ou no máximo três pavimentos, podendo haver escolas estaduais ou mercados para a comunidade, como é o caso das ruas Dr. Aluísio marquês e Nova luzitânia.
Logo no inicio do trajeto do lado direito –sentido caxangá- pode-se observar a existência de um condomínio fechado englobando as ruas Romeu Vanderlei, Cap. José Nogueira Costa e
José Eduardo Moura. Neste ponto é notória a existência de casas de médio porte divididas em lotes retangulares.
Ao longo do percurso destacaram-se, ainda na Avenida Afonso Olindense, a existência de um grande terreno