Relat rio trabalho
A Abordagem Humanista teve uma grande influência no século XX, onde grandes teóricos como Carl Rogers, desempenhou suas técnicas em trabalhos clínicos e por finalidade, influenciou várias instituições a trabalharem com sua teoria.
Uma das mais citadas instituições e bem conhecida no século passado, foi a Escola da Ponte, uma escola que sem dúvida foi bem conhecida e bem criticada com suas técnicas de ensino. Assim como o livro afirma, essa instituição foi marcada pelo livre aprendizado que os alunos poderiam adquirir, informações, conhecimentos os quais, cada criança desenvolvia no seu tempo e no seu espaço; nesta instituição, não avia um educador para cada classe e nem coordenadores de plantão, era uma escola de livre acesso aos alunos.
A Escola da Ponte relaciona-se muito com a Abordagem Cognitiva, onde Piaget, seu fundador, fala muito sobre o desenvolvimento da criança a partir de seus conhecimentos, que para ele, já nascem junto a ela. Piaget discute muito esta questão do desenvolvimento mental do indivíduo, sua capacidade de assimilar os fatos e assim acomodar-se; acredita ele que somos capazes de adquirir nossos próprios aprendizados e a interação com o mundo social e o ambiente em si.
Portanto, a Escola que sempre sonhei, é a escola em que adquirimos uma tal liberdade para reunir informações, aprendizagens, conhecimentos múltiplos externos no momento em que estamos prontos de acordo com nossa vontade. Tanto para Piaget, quanto para a escola da Ponte, a liberdade influencia muito no conhecimento pessoal, além da criança já nascer com seus próprios dotes, é importante ter acesso aos conhecimentos exteriores tanto individuais, quanto sociais.