RELAT RIO Sobre Competencias Sociais SYLVIA
O presente relatório tem como objetivo principal focar o desenvolvimento social de uma criança, o papel do professor nesse desenvolvimento e como o ambiente físico pode influenciar também.
Podemos apontar algumas características desejáveis em nossos alunos para tais competências: entusiasmo, responsabilidade, sociabilidade, imaginação, curiosidade, amabilidade e autoconfiança, super necessárias para enfrentar os desafios do século 21.
Fica claro para nós que, para desenvolvê-las de maneira satisfatória é preciso agregar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. Nesse processo é necessário que a criança aprenda a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, ter bons relacionamentos interpessoais, entre outras tantas.
O papel do professor torna-se importante no momento em que ele elabora práticas pedagógicas mais justas e eficazes, além de explicar aos seus educandos o porque de que trilhando um caminho mais positivo na vida, alcançará resultados mais gratificantes.
Sem contar que, pesquisas têm revelado que alunos com competências sociais mais desenvolvidas, também apresentam maior facilidade no aprendizado dos conteúdos de quaisquer matérias.
Segundo o escritor e jornalista Paul Tough são habilidades que podemos aprender e praticar e ensinar, tanto em ambientes domésticos como escolares.
Notamos que cabe ao professor estimular seus alunos a descobrirem quais são seus sonhos e de que forma devem persistir para alcançá-los e ajudar este aluno entender que pode ser recompensado futuramente com melhores salários e menor período de desemprego.
A participação do professor e seu engajamento nessa nova política pedagógica são fundamentais, deixar o papel de detentor do conhecimento para tornar-se mediador, estimulando através dessa nova postura seu aluno a ser cidadão crítico e com isso ganhar maior capacidade de se expressar.
Um dos recursos usados para esse