Relat Rio Pendulo
B3 do 1º sem. B da Engenharia Mecânica.
Autores:
Resumo
O trabalho realizado foi um experimento sobre o comportamento de um pêndulo de haste de 650mm preso a um suporte, onde foram medidos 20 vezes cada, os tempos de 1 e 10 oscilações, afim de se fazer uma média sobre a variação dos tempos de oscilação, além de, comparar em uma tabela todos esse valores junto ao desvio padrão e construir uma gaussiana.
Introdução
Para a realização das tabelas e das medições, foram necessárias as aplicações das fórmulas de média aritmética e do desvio padrão. Para a medição de 10 oscilações foi necessário dividir o valor do tempo (T) por 10, segundo a fórmula T/10, para se adequar aos tempos de 1 oscilação. Para a realização das tabelas foi usada a fórmula da média aritmética, somando os 20 valores dos tempos e dividindo por 20. Após isso foi feito o cálculo do desvio padrão. Depois de calcular a média foi feita a diferença dos valores em relação a esta, elevado ao quadrado, somado e dividido por 20 novamente, obtendo-se a variância, após isso, para o cálculo do desvio padrão, foi tirada a raiz quadrada desse valor.
Procedimento Experimental
Os materiais usados foram:
-Haste de metal
-Linha com 650mm de comprimento
-Pêndulo de metal
-Transferidor
-Régua
-Cronômetro
Para a realização do experimento foi prendida a linha à haste de metal, e na ponta da linha o pêndulo de metal. Depois inclinou-se a linha contando 15º a partir do 0 do transferidor e solto o pêndulo. Mediu-se no cronômetro o tempo de 1 oscilação 20 vezes, e o tempo de 10 oscilação 20 vezes. Para avaliar os erros, foi observado a diferença dos valores a uma média inicial, segundo a maioria dos valores constavam, se o valor saia muito dessa média, a oscilação era medida novamente. Foram anotados os dados no caderno, depois feito os cálculos necessários.
Resultados e discussão
Tabela 1 (tabela com os valores das oscilações segundo as