RELAT RIO FISICO QUIMICA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Disciplina QUI 150 P – FÍSICO-QUÍMICA I
RELATÓRIO DA PRÁTICA 7
VISCOSIDADE E CONCENTRAÇÃO
Brenda Bello 67555
Caroline Peixoto Couri 75117
Jéssica Stocco Granado 52279
João Lucas Vinhal 71281
Viçosa, junho de 2014
Resumo
O objetivo da prática consiste em encontrar o coeficiente de viscosidade (propriedade relacionada a resistência que as moléculas de um liquido exercem) de uma solução água-acetona para diversas concentrações ( de 0 a 100%) a partir da constante K do Aparelho de Ostwald e da densidade de cada concentração, estabelecendo uma relação entre esse valor do coeficiente e o tempo gasto para percorrer uma distância a-b no viscosímetro. Também foi construído um gráfico de tempo X concentração para se determinar a concentração de uma amostra problema.
Soluções acetona-água de diferentes concentrações foram preparadas e então colocadas no aparelho, medindo-se o tempo gasto pelo líquido para percorrer um distancia a-b. Utilizando as densidades das respectivas soluções obtidas através do picnômetro na prática 5 , foram calculadas as viscosidades para se obter o gráfico.
A partir do gráfico, onde se tem uma curva de aspecto parabólico, conclui-se que a viscosidade aumenta até uma concentração limite, e a partir daí ela decresce. O mesmo observa-se para o tempo.
Introdução
Viscosidade é uma grandeza física frequentemente associada às propriedades dinâmicas dos fluídos, nos quais incluem os gases, vapores, líquidos, materiais plásticos ou mesmo grãos de matéria sólida e a matéria sólida no estado fundido. Em outros termos, a viscosidade é a propriedade dos fluídos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluído se movimenta. Ou ainda podemos dizer que a viscosidade é a medida da resistência de um fluído à deformação causada por