Relat rio Final de Astro
CÂMPUS PORTO ALEGRE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
VISITA AO PLANETÁRIO DA UFRGS DISCIPLINA: ASTRONOMIA
ESTUDANTE: ARIADNE DE CASTRO SILVERIO
PROFESSORA: DEISE SCHAFER
Na visita do Planetário (UFRGS) a turma de Licenciatura em Ciências da
Natureza – LCN01, teve a oportunidade de assistir à aula que obedeceu ao respectivo roteiro com as seguintes explicações:
1 Rotação e Translação da Terra e Esfera Celeste:
O planeta Terra orbita o Sol seguindo uma elipse, através do movimento de translação demorando aproximadamente 365 dias, um ano terrestre, para completar uma volta ao redor do astro (período sideral. Há outro movimento que a Terra faz ao redor de um eixo imaginário que intercepta os pólos celestes, denominado rotação, no sentido oeste para leste, com duração de 24h.
Esfera Celeste, figura 1, os astros têm um movimento aparente de leste para oeste, denominado movimento diurno dos astros, que na realidade é um “reflexo do movimento de rotação da Terra, que se faz de oeste para leste”. Existem astros que permanecem sempre acima do horizonte, chamados circumpolares. Para nós, que vivemos em Porto Alegre, com latitude aproximada de 30° Sul, o centro de circunferência descrita por eles coincide com o pólo celeste sul, já para quem vive no
Hemisfério Norte as estrelas circumpolares de lá não são as mesmas que as daqui, pois essa característica depende da latitude.
Nos pólos as estrelas permanecem 24 horas acima do horizonte, elas não nascem nem se põem, suas trajetórias são círculos paralelos à linha do horizonte.
No Equador todas as estrelas nascem e se põem, permanecendo 12 horas abaixo e
12 horas acima da linha do horizonte, elas descrevem arcos perpendiculares ao horizonte. E em lugares de latitude