fichamento conto O gato preto
Tipo de Documento: Conto
Referência Completa: (de acordo com a ABNT)
POE, Edgar Allan.O gato preto, postado em 2008. Disponível em: ,
<https://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/12/o-gato-preto/
Tema:
Terror, suspense
Local onde se encontra a obra:
Contos do covil
Esquema:
Raivas inexplicáveis.
Fúria incontrolável.
Nenhum horror de seus atos obscuros.
Palavras-Chave:
Horror, raiva, enfurecido, bêbado.
Citações diretas
Certa noite, ao voltar a casa, muito embriagado, de uma de minhas andanças pela cidade, tive a impressão de que o gato evitava a minha presença. Apanhei-o, e ele, assustado ante a minha violência, me feriu a mão, levemente, com os dentes. Uma fúria demoníaca apoderou-se, instantaneamente, de mim. Já não sabia mais o que estava fazendo. Dir-se-ia que, súbito, minha alma abandonara o corpo, e uma perversidade mais do que diabólica, causada pela genebra, fez vibrar todas as fibras de meu ser.Tirei do bolso um canivete, abri-o, agarrei o pobre animal pela garganta e, friamente, arranquei de sua órbita um dos olhos!(POE, 2008)
Apanhando uma machadinha e esquecendo o terror pueril que até então contivera minha mão, dirigi ao animal um golpe que teria sido mortal, se atingisse o alvo. Mas minha mulher segurou-me o braço, detendo o golpe. Tomado, então, de fúria demoníaca, livrei o braço do obstáculo que o detinha e cravei-lhe a machadinha no cérebro. Minha mulher caiu morta instantaneamente, sem lançar um gemido. (POE, 2008)
Poe(2008) afirma que ”No quarto dia após o assassinato, uma caravana policial chegou, inesperadamente, a casa, e realizou, de novo, rigorosa investigação.” Citação indireta (paráfrase)
Poe afirma que deste a sua infância tinha uma grande ternura por animais, isso o levava a passar grande parte do seu tempo com ele o que lhe dava um imenso prazer. Os animais lhes atraíam apenas por lhe oferecerem um amor desinteressado e capaz de sacrifícios ao contrário de alguns homens. Mesmo depois de casado possuía vários