Relat rio Filtra o
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
GLAUCINEI PIZZOL
JÉSSICA DE AQUINO
LIZ CARVALHO
MAYARA IRIS REZENDE
SAMARA SPADETO
MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS- CRITÉRIOS DE PUREZA E FRACIONAMENTO DE MATERIAIS
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2015
GLAUCINEI PIZZOL
JÉSSICA DE AQUINO
LEONARDO JÚNIOR DOS SANTOS
MAYARA IRIS REZENDE
SAMARA SPADETO
MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS- CRITÉRIOS DE PUREZA E FRACIONAMENTO DE MATERIAIS
Trabalho apresentado a professora Emanuele Oliveira, como parte integrante na disciplina de química experimental, do curso de ciência e tecnologia dos alimentos do Instituto Federal do Espirito Santo campus Venda Nova do Imigrante.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2015
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 1
2-OBJETIVOS 2
3-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2
3.1-Materiais e métodos: 2
3.2-Determinação da densidade de líquido: 2
4-RESULTADOS E DISCUSSÃO 4
4.1 Resultados 4
4.2 Discussão 5
4.2.1 Discussão dos líquidos 5
4.2.2 Discussão dos sólidos 6
CONCLUSÃO 7
1-INTRODUÇÃO
Para separar misturas heterogêneas (sólido/liquido) existe outro processo um pouco mais trabalhoso, porem maior eficiência que a decantação. É a filtração, técnica que consiste em despejar a mistura sobre uma superfície porosa apropriada, o filtro. O filtro permite que a fase liquida o atravesse, mas retém a fase solida, propiciando a separação de ambas.
O principio de funcionamento do filtro pode ser comparado, simplificadamente ao funcionamento das peneiras. Um pedreiro peneira a areia para separar as pedrinhas, os gravetos e os grãos maiores de areia dos grãos mais finos, que serão usados para fazer a mistura com cimento e agua. Os orifícios existentes na peneira usada pelo pedreiro são de um tamanho tal que permite os grãos menores passarem, mas retêm as pedrinhas, os gravetos e os grãos maiores.
O papel de filtro, bastante empregado em laboratórios, é elaborado com fibras de papel entrelaçados de modo que os orifícios entre elas (invisíveis a olho nu) atuem como orifícios de